Aterramento elétrico: O que é e para que serve

18/07/2019

Sua casa tem uma instalação elétrica fixada na terra? Então saiba que ela cumpre com a lei de aterramento elétrico (Lei Número 11.337 de 26 de julho de 2006). Este aterramento é indispensável para garantir a segurança de todas as pessoas que transitam num imóvel, seja casa, empresa ou condomínio.

Mas você sabe por que ele é tão importante?

Aterrar um aparelho ou instalação da sua casa significa que um dos fios que os ligam está conectado com a terra. E, para esse, damos o nome de fio terra. Ele serve basicamente para criar uma espécie de rota de fuga para descargas elétricas e desníveis de energia.

O aterramento é obrigatório em todo tipo de construção, mas não são todas as pessoas que cumprem com essa regulamentação. A falta do fio terra é muito comum, principalmente em residências, levando ao aumento da probabilidade de ocorrer acidentes elétricos.

Dentre as funções mais importantes do fio terra, estão:

– Proteger contra choques;

– Proteger os equipamentos de picos de energia e sobrecarga;

– Proteger pessoas e aparelhos contra descargas elétricas;

– Ajudar no funcionamento de dispositivos de segurança, como fusíveis e disjuntores.

Recomenda-se que o aterramento seja feito em apenas um ponto, seja para alguns aparelhos, ou para todo o sistema elétrico da casa. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma maior proteção. O mais indicado é que ele seja projetado no momento da construção, pois exige muito cuidado e técnica.

Vale salientar que o projeto de aterramento elétrico deve seguir as normas vigentes da ABNT. Uma das exigências de padronização é a dos fios terra, que precisam ter a cor verde ou amarela, para serem de fácil percepção numa instalação.

Agora, conte para nós, você tem aterramento elétrico na sua casa? Se quiser saber mais sobre o assunto, continue em nosso blog.

Fonte: http://blogdecorwatts.com/cabos-fios/aterramento-eletrico/