Como funcionam os disjuntores?

19/08/2019

Conhecido como chave para ligar ou desligar, o disjuntor é um interruptor automático que protege e assegura um ambiente contra sobrecargas e curtos-circuitos. Projetado para suportar determinada carga elétrica, o disjuntor se desarma quando o limite dessa carga se excede, assim, protegendo os aparelhos elétricos. Logo após o desarme, o disjuntor pode ser rearmado.

Ele pode ser considerado um substituto dos fusíveis, que possuem função similar de proteção contra sobrecargas. Além disso, quando ocorre a queima de um fusível, o mesmo precisa ser descartado. Já o disjuntor, pode ser rearmado e reutilizado diversas vezes antes de precisar trocá-lo.  

O funcionamento do disjuntor segue uma das três categorias abaixo:

Disjuntores térmicos

É através da deformação de uma lâmina bimetálica que o disjuntor térmico funciona. Quando a lâmina sofre uma sobrecarga, excedendo a corrente elétrica do disjuntor, a lâmina bimetálica aquece e se deforma. Essa deformação faz com que o circuito elétrico do disjuntor se abra, protegendo, então, os aparelhos elétricos.  

Apesar de ser mecanicamente simples, robusto e relativamente barato, o disjuntor térmico não possui muita precisão de seccionamento e acaba sendo ineficiente contra curto circuitos devido ao tempo de ação lento. 

Disjuntores magnéticos

O funcionamento do disjuntor magnético é baseado na teoria do eletromagnetismo. Quando ocorre uma variação de corrente elétrica que atravessa uma bobina, é gerado um campo magnético na mesma, fazendo com que a chapa metálica do contato seja atraída e assim abrindo. É então que ocorra a proteção da fonte e do circuito elétrico. Isso acontece de forma instantânea, garantindo a proteção contra curto circuitos.

O disjuntor magnético possui maior precisão de proteção e pode substituir um fusível. Por isso, seu custo é mais elevado.

Disjuntores termomagnéticos

Muito usado em instalações elétricas comerciais e residenciais, o disjuntor termomagnético é uma junção do disjuntor térmico e do magnético. Ele atua na abertura e fechamento voluntário do circuito, protegendo contra sobrecargas e curto circuitos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o disjuntor elétrico, fique atento a possíveis sinais de acidentes elétricos na sua casa e não hesite em contatar um eletricista caso preciso.