DICAS INFALÍVEIS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA NO VERÃO.

22/01/2024

Embora o verão seja uma das estações mais esperadas do ano, quando o assunto é o consumo e as contas de energia elétrica, o período assusta os brasileiros. As razões são diversas e o aumento é praticamente inevitável. 

Além do reajuste da tarifa, que pode chegar a 8%, o uso de ares-condicionados, refrigeradores e hábitos, como tomar mais de um banho por dia, podem quase dobrar o valor da conta. Por isso, o presente artigo reúne algumas dicas que podem auxiliar no equilíbrio e controle das suas contas e do consumo nesta temporada. Confira e aproveite o verão sem sustos e preocupações:

Use o ar-condicionado da forma correta.

O ideal é fazer a manutenção e a limpeza antes de voltar a utilizar o aparelho com frequência. A troca do filtro pode representar uma boa economia nas contas. Além disso, a temperatura ideal fica na faixa dos 23 C°. A utilização do temporizador é recomendável para evitar o uso excessivo do seu ar. Caso for comprar um condicionador de ar, não se esqueça de verificar o Selo Procel, para saber se o equipamento tem uma boa nota de eficiência energética.

Tome banhos de modo prudente e adequado.

No verão, os banhos podem ser mais curtos. A temperatura ideal pode ser a indicada pela posição “verão” do seletor ou até pela posição “frio”, em dias mais quentes. Só isso, já pode trazer uma redução significativa dos gastos com energia elétrica durante a estação. Também é interessante evitar banhos em horários de pico e qualquer tipo de desperdício por mau hábito.   

Reduza o consumo de energia no “horário de pico”.

O horário entre as 18h e 21h é chamado de horário de pico pela alta demanda e grande consumo de energia pelas pessoas. Por isso, nessa faixa de horário, as companhias de produção de energia elétrica aumentam o preço do quilowatt-hora (KWh). Assim, a dica para economizar de forma consciente é diminuir o consumo de energia durante esse período do dia.  

Previna sobrecargas, com uso moderado da eletricidade.

É recomendável evitar o uso de muitos equipamentos ao mesmo tempo, quando possível, principalmente, no horário de pico. Isso porque, mesmo com uma instalação bem dimensionada e em bom estado, existe um risco maior de sobrecargas na rede elétrica devido ao uso de muitos eletrônicos e eletrodomésticos ao mesmo tempo. Além de as sobrecargas forçarem a queda de energia, elas também podem trazer maiores gastos durante a estação.    

Fique atento à iluminação.

Além de optar pelas “famosas” lâmpadas de LED com a etiqueta A, outra dica, para conseguir economizar ainda mais energia com a iluminação, é investir na pintura das paredes com tintas de tons mais claros. Também é muito indicado, utilizar as portas, janelas e cortinas para o aproveitamento máximo da incidência de luz natural nos ambientes da sua casa ou empresa.    

Mantenha bons hábitos de economia e racionamento.

Para terminar, a dica de milhões é manter os bons hábitos e a consciência em ações simples.  Recomenda-se desligar os equipamentos elétricos da tomada quando não estão sendo usados, apagar as luzes quando sair dos ambientes, separar as roupas para lavá-las de uma só vez, além de fazer passeios ao ar livre, deixando os aparelhos elétricos e eletrônicos desligados por algum tempo.

Viu só quantas dicas para economizar energia elétrica no verão? Agora é só colocar tudo em prática e acompanhar os resultados. Lembrando que as instalações da sua casa ou escritório devem seguir as normas, estar devidamente padronizadas e bem dimensionadas para também evitar desperdícios e situações indesejadas. Se precisar de ajuda, é só entrar em contato com a Engecel pelo site engecel-sc.com.br. Nossa equipe está pronta para atender você.