ECONOMIA DE ENERGIA EM ESCRITÓRIOS: 11 PASSOS PARA REDUZIR CUSTOS E IMPACTO AMBIENTAL.

17/11/2023

Toda economia é sempre bem-vinda no meio corporativo. E quando a redução de custos é também uma questão de consciência ambiental, que converge com as boas práticas e tendências sustentáveis no posicionamento do seu escritório, é inevitável aderir essa ideia. Este artigo traz alguns passos para a máxima economia de energia no seu ambiente de trabalho. Confira:  

1 – Faça uma auditoria de gastos energéticos. Compare as contas de cada mês e investigue quais ambientes, equipamentos e dispositivos eletrônicos são responsáveis pelo consumo exagerado de energia no seu escritório, para planejar uma estratégia de corte de desperdícios. 

2 – Preste atenção no Selo Procel para escolha dos equipamentos. Na hora de comprar novos equipamentos e substituir dispositivos, prefira os apontados pela Certificação do Programa de Conservação de Energia Elétrica – Procel, como os mais econômicos no consumo de energia.

3 – Invista em Energia Solar. Apostar em energias limpas e renováveis é uma boa maneira de poupar energia, principalmente a longo prazo. Portanto, é muito viável apostar nas famosas placas para captação de energia solar e ver a mágica do retorno acontecer no seu caixa. 

5 – Automatize o acionamento das luzes. Buscar algum sistema ou sensores, que automatizam o acender e apagar das luzes, garante uma iluminação muito mais econômica. O controle por sensor evita o esquecimento de lâmpadas acesas, sem a presença de pessoas no escritório.

6 – Troque lâmpadas comuns pelas, de LED. Dependendo da quantidade de lâmpadas do seu escritório, essa substituição pode ser muito viável, pois a economia das lâmpadas de LED favorece o rápido retorno do custo do investimento inicial. 

7 – Aposte no isolamento térmico. O gasto de energia com ar-condicionado, sem dúvidas, já assustou você. Por isso, em caso de reforma, construção ou mudança de endereço, não esqueça de investir numa estrutura para isolamento térmico que exija menos do condicionador de ar do seu escritório.  

8 – Utilize cores claras na pintura e no revestimento do ambiente. Usar cores claras exige menos gastos e custos com a iluminação do seu escritório. Assim, essa é uma medida que parece sutil, mas é muito eficiente para economizar energia elétrica. 

9 – Tenha atenção redobrada com o horário de pico. É importante acompanhar quanto seu escritório gasta no horário de pico determinado nas contas de luz da empresa. Isso porque esse horário pede mais economia, racionamento e estratégias para evitar qualquer desperdício.

10 – Conscientização da equipe para o gerenciamento de energia. Vale a pena investir em conversas, dinâmicas de recompensa e linhas de comunicação interna que conscientizem seus colaboradores. É indispensável promover o gerenciamento de energia consciente, tendo em vista a saúde financeira da empresa e a sustentabilidade ambiental para o planeta.

11 – Busque ajuda de consultores especializados. Além das medidas-padrão apresentadas acima, cabe destacar a importância de procurar soluções e projetos desenvolvidos sob medida para as necessidades de combate de gastos energéticos próprios do seu escritório. A melhor alternativa, nesse sentido, é sempre a de se deixar guiar pela experiência de um especialista no assunto.  

 A Engecel pode auxiliar você e sua empresa, por meio de análises, instalações e equipamentos mais recomendados para o seu caso. Clique aqui e entre em contato para tirar dúvidas e solicitar um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está preparada para atender você.