Por que não devemos manter alguns equipamentos ligados na tomada?

18/03/2022

Você já se deu conta de que existem equipamentos que mantemos ligados 24 horas por dia em nossa casa? Um bom exemplo é a geladeira, já outros equipamentos nós ligamos apenas na hora do uso, ou até mesmo o programamos para desligar sozinho, como um ar-condicionado.

Mas você já se perguntou por qual motivo os valores do gasto de energia aumentam mesmo com a diferença de consumo menor ou maior entre um aparelho e outro? Você sabia que aparelhos em stand-by (modo de espera) continuam consumindo energia?

Vamos explicar melhor esse assunto neste artigo. Continue a leitura!

Quais aparelhos em stand-by consomem mais energia elétrica?

Mesmo que o aparelho esteja desligado, é imprescindível que seja retirado da tomada, visto que enquanto está em modo stand-by ele segue consumindo valores altos de energia.

Abaixo listamos os principais culpados pelo aumento excessivo de energia em sua casa, confira:

  • Televisão
  • Computadores
  • Microondas
  • Carregadores de celular
  • Cafeteiras
  • Ar-condicionado
  • Aparelhos de som

Esses são apenas alguns dos causadores do alto valor de consumo da sua energia

Desvantagens do uso de stand-by

A principal desvantagem é o aumento de energia elétrica. Você sabia que aquela luzinha que fica acesa quando seu aparelho está em modo de espera, pode gerar um aumento significativo de energia? O acréscimo gira em torno de 20% a mais do que se o aparelho fosse desligado diretamente da tomada.

Segundo o Inmetro, cada aparelho de uma residência que se mantém em modo stand-by, aumenta mensalmente sua conta de energia elétrica em até R$ 2. Pode parecer um valor pequeno, mas você já parou para pensar em tudo que acaba ficando neste modo em sua casa? E o valor aumenta ainda mais quando somado anualmente.

Vantagens do modo stand-by

A grande vantagem do modo de espera é que as configurações do seu aparelho não se perdem após terminar o uso. Dessa forma você não precisa realizar um novo login quando for utilizar novamente, visto que alguns aparelhos perdem as suas configurações ao serem desligados da tomada.

Dessa forma, fica por sua conta determinar o seu gasto mensal produzido por aparelhos em modo stand-by, vendo se vale o investimento para não ter que configurar tudo novamente a cada uso.

Entretanto, a maioria dos aparelhos atuais não exige mais o modo de espera para manter as suas configurações salvas, especificamente para essas pessoas, o uso do stand-by é menos aconselhado.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja fazer um orçamento? Clique aqui e entre em contato com a gente!