Quem pode comprar no Mercado Livre de Energia?

28/07/2022

O Mercado Livre é um ambiente onde o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores, podendo escolher qual será o seu fornecedor de energia.

Nesse modelo, é possível ter redução de custo, previsibilidade orçamentária, energia limpa e mais tecnologia. Mas afinal, quem poderá consumir nessa modalidade? Continue a leitura.


Qual a diferença entre o Mercado Livre de Energia e o modelo atual que conhecemos?

O mercado de energia no Brasil está dividido em ACR (Ambiente de Contratação Regulada) onde estão os consumidores cativos, e ACL (Ambiente de Contratação Livre) formado pelos consumidores livres.

Os consumidores cativos de energia não podem negociar o preço a ser pago e devem seguir os valores estabelecidos pelas concessionárias da região, enquanto os consumidores livres podem fazer as negociações diretamente com as empresas geradoras ou comercializadoras de energia.


Quem pode comprar?

Para se tornar comprador do Mercado Livre de Energia, são necessários alguns requisitos que se referem tanto ao consumo quanto ao registro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Também é preciso comunicar a mudança à empresa distribuidora à qual está conectada.

O mercado livre de energia é hoje aberto para três tipos de consumidores:


Consumidores livres

Atendidos em alta ou média tensão, com demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 2MW. Podem comprar energia de qualquer gerador ou comercializador.


Consumidores especiais

Atendidos em alta ou média tensão, com demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 350KW. Podem comprar energia de fontes incentivadas, como a eólica e solar.

Também é possível fazer um “consórcio” de empresas/comércios para a adesão ao mercado livre, desde que seguidas algumas regras, como por exemplo: estarem todas as empresas no mesmo quarteirão (ou seja, serem vizinhas).


Consumidores varejistas

Consumidores de pequeno e médio porte com processo de adesão ao mercado livre simplificado, sendo representados na CCEE por um Comercializador Varejista.

Tem alguma dúvida ou deseja fazer um orçamento? Clique aqui e entre em contato com a gente!