110 e 220 volts. Qual a diferença?

27/02/2019

Atualmente não há, no Brasil, um padrão de voltagem estabelecido. Isso ocorre porque diferentes companhias elétricas se instalaram em diferentes regiões do país no início do século 20. Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos funcionam em 110 volts ou em 220 volts. Porém, boa parte dos estados brasileiros utilizam a voltagem de 110 volts.

Em termos técnicos, não há diferença entre as voltagens, pois a energia consumida por um aparelho a 110 volts é igual a 220 volts. Isso acontece devido ao consumo não depender da tensão elétrica e sim, da potência e do tempo de uso do aparelho.

Quando falamos em segurança, a tensão mais segura é 110 volts. Em casos de choque elétrico, a voltagem de 220 volts é duas vezes maior.

E você sabe qual é a mais barata? Por incrível que pareça, não há diferença entre elas, ou seja, não há mais barata ou mais cara. O consumo é calculado em quilowatt-hora, sendo assim, é calculado pela potência e tempo de uso dos aparelhos ligados. E quando falamos em consumo de recursos ambientais, não há diferença entre as duas.  

No estado de Santa Catarina, a voltagem utilizada é de 220 volts, sendo assim, nunca conecte um aparelho de 110 volts em uma tomada de 220 volts. Há grandes chances de explosão, além da possível perda do aparelho elétrico.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente.

Fontes: http://turismo.sc.gov.br/duvidas/