Horário de verão acabou, economizar não.

11/03/2019

O horário de verão terminou e você quer continuar economizando energia, certo? Temos algumas dicas para você poupar dinheiro e ainda, contribuir positivamente com o meio ambiente. Veja abaixo:

Lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes e tipo LED são boas opções para quem quer diminuir os gastos com energia elétrica.

A lâmpada fluorescente de 20W (Watts) consegue iluminar um ambiente tanto quanto a lâmpada convencional de 100W. Já a lâmpada tipo LED, de apenas 10W, possibilita iluminação de ambientes na mesma intensidade de uma lâmpada fluorescente compacta de 15W ou uma incandescente de 60W.

O custo aquisitivo das lâmpadas de LED é maior, porém, a durabilidade é superior as demais.

Lembrando que, sempre ao sair de um ambiente, apague as luzes.

Geladeira e Freezer

Cerca de 30% do consumo de energia de casas e comércios é causado pelo uso da geladeira, porém, é possível reduzir esse consumo.

Evite posicionar os aparelhos próximos da parede e/ou fogão, abrir a porta muitas vezes e armazenar alimentos quentes, isso acaba fazendo com que o motor do aparelho trabalhe por mais horas, sendo assim, aumentando o consumo de energia. Além disto, sempre que possível, é indicado regular a temperatura da geladeira (termostato), a fim de evitar a formação exagerada de gelo e o alto consumo de energia. O gelo excessivo no congelador aumenta em 30% o trabalho do motor.

Eficiência energética

Quando compramos um eletrodoméstico, ele acompanha um selo que indica a eficiência energética. Esse selo indicará quanto de energia o aparelho precisa para funcionar.

São quatro categorias de selo: A, B, C e D. A classificação se dá do mais ao menos eficaz no que se refere ao consumo de energia, nessa ordem.

Por isso, opte por aparelhos com selo A de eficiência energética Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Aparelhos em stand-by

Você costuma deixar os aparelhos ligados na tomada mesmo não os usando? Então está na hora de tirá-los da tomada. De acordo com uma pesquisa efetuada pelo Idec, esse simples ato pode gerar economia de até 15% na conta elétrica.

Porém, cuidado ao ligar e desligar os aparelhos com muita frequência. Isso pode causar diminuição na vida útil dos mesmos. Aconselha-se desligá-los quando não forem usados.

Para aparelhos que não possuem o modo stand-by, é indicado que ligue junto a um estabilizador.

Agora que você já sabe como reduzir o consumo de energia e ainda contribuir positivamente com o meio ambiente, é só colocar em prática.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente.

Fonte: https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-como-continuar-economizando-energia-eletrica-mesmo-apos-o-horario-de-vero