7 dicas para economizar energia elétrica na sua empresa

30/04/2020

Com ou sem crise, economizar energia elétrica em sua empresa é fundamental, não apenas para fortalecer o seu caixa, mas também para preservar os recursos naturais, que sustentam seu negócio. Pois numa empresa, tudo acontece em “larga escala”, inclusive as despesas que podem comprometer seus resultados. E se o desafio já é grande para fazer economia em nossas casas, imagina como é difícil reduzir o consumo no ambiente de trabalho. Por isso, esse artigo traz dicas para facilitar a economia de energia elétrica no seu empreendimento. Confira!  

1. Utilize, ao máximo, tons claros e luz natural

Deixar a luz do sol entrar pela janela, porta, claraboia ou cobertura transparente pode evitar muitos gastos com luzes artificiais. Isso não custaria nada. Mas se você quer investir no ambiente para aproveitar ainda mais a luz natural, que tal pintar as paredes e optar por móveis em tons mais claros? O reflexo vai iluminar o ambiente sem gastar energia elétrica.  

2. Use ventilação natural e isolamento térmico

Um dos maiores vilões para a gastança da energia elétrica é o mau uso do ar-condicionado, ventiladores e aquecedores. Isso porque o clima muito quente ou frio embasa a ideia de que esses equipamentos devem estar sempre ligados. Para mudar a situação, você pode utilizar venezianas industriais, lanternins ou ainda investir numa estrutura com isolamento térmico.  

3. Evite atividades no horário de pico 

Essa dica pode ter total ligação com os hábitos, porque no começo, vai exigir um certo esforço e planejamento para fugir do horário de pico do consumo de energia, que vai dar 17h às 22h. Evitar o uso dos equipamentos ou mesmo a presença das pessoas na empresa especificamente nesses horários pode reduzir bastante sua conta de luz. Você vai ver que o esforço vale a pena. 

4.Troque lâmpadas e renove seus equipamentos

Trocar as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED, talvez seja a dica mais conhecida e aplicada atualmente. Agora pense. Se essa troca já ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica em sua empresa, imagina quando você trocar todos os equipamentos antigos, que consomem muito mais para funcionar. Certamente, a economia vai ser maior. 

5. Fique de olho no Selo da Procel

Já que estamos falando em trocar equipamentos antigos e “gastadores” por tecnologias mais novas e econômicas, também é oportuno lembrar do Selo da Procel. Antes de comprar qualquer solução inovadora, verifique as informações de consumo de energia que estão no selo do produto ou equipamento. Escolha sempre o que for mais eficiente energeticamente.

6. Cuide da manutenção e faça revisões regularmente

Mesmo com novos aparelhos, troca de lâmpadas, pintura nas paredes, a manutenção e as revisões precisam ser feitas periodicamente. Pois é preciso checar se o sistema elétrico está de acordo com a resistência, tensão e consumo dos equipamentos modernos. Fiação, disjuntores, interruptores, tudo tem que estar instalado corretamente, para funcionar com eficiência. 

7. Tenha consciência e conscientize toda a equipe

Essa pode ser a mais fácil como pode ser a mais difícil. É preciso mudar os hábitos e contagiar todo mundo com seu novo jeito de pensar e agir. Apagar as luzes, desligar os equipamentos sem deixá-los em stand-by, poupar o uso do ar-condicionado e aquecedores, utilizar a energia da forma correta e sem desperdícios são atitudes que devem ser ensinadas e seguidas por todos. Só assim sua empresa vai economizar energia com sucesso.

É claro que, além desses tópicos, você poderia investir pesado num sistema de energia solar e outras tecnologias mais avançadas para conseguir quase zerar o consumo de energia elétrica na sua empresa. Mas o objetivo dessas dicas é manter a viabilidade dos custos para que você possa aplicá-las agora ou o quanto antes. Afinal, sua empresa tem muito a ganhar se começar desde já. É isso. Qualquer dúvida, você já sabe: é só comentar aí embaixo, que a gente responde rapidinho. Boa economia!