8 dicas para evitar choques durante a quarentena

17/06/2020

Enquanto a quarentena ainda continua para alguns grupos de risco e todos os cuidados estão voltados para a pandemia, é importante não esquecer das precauções que evitam acidentes domésticos, como o choque elétrico por exemplo.

Embora já tenhamos abordado o assunto aqui no blog, é importante aproveitar esse momento, em que idosos e crianças estão passando mais tempo em casa, para relembrar os perigos da eletricidade e orientar de que maneira esse acidente deve ser evitado. Confira as dicas a seguir.

1.Utilize protetores de tomada: Essa vale principalmente para as que ficam no alcance de crianças. Afinal, neste momento em que os pequenos não podem frequentar as escolas e creches, o risco pode ser maior, ainda mais com o retorno dos pais ao trabalho.

2. Jamais toque em aparelhos elétricos quando estiver com a mãos molhadas. A dica parece óbvia, mas a maior inimiga nesse caso é a distração ou a pressa. Lembre-se: quando o assunto envolver eletricidade, a atenção deve ser redobrada e as mãos devem estar secas.

3. Sempre desligue a chave geral quando for trocar lâmpadas, torneiras ou consertar equipamentos elétricos. Na ansiedade de aproveitar o tempo em casa, os consertos podem expor você e as pessoas mais idosas aos riscos de uma corrente elétrica. Desligue tudo antes de começar e só comece se realmente entender do assunto. Caso contrário, é melhor contar com especialistas para qualquer manutenção.

4. Não use eletrodomésticos e eletroeletrônicos com danos e falhas nos fios. Essa dica quase sempre é ignorada, mas pode elevar os riscos de choque na quarentena. Um fio desencapado nunca deve ser desprezado. Você pode isolar o fio antes de colocá-lo na tomada ou levar o aparelho para uma eletrônica. Lá eles podem trocar o fio para você.

5. Nunca ligue muitos aparelhos na mesma tomada. Cuidado com as extensões, os benjamins e os adaptadores com muitas entradas. Sobrecarregar uma tomada pode causar choques e até incêndios. É importante verificar se a tomada suporta equipamentos de 10 ou 20 Amperes e se o eletro pode ser ligado por meio de adaptador, sem que ofereça riscos.

6. Troque os interruptores e tomadas que apresentem quaisquer danos ou partes derretidas. O problema é que sempre tentamos adiar essa troca. Mas agora que todos estão em casa por mais tempo, precisamos pensar principalmente nas crianças e idosos. Não deixe que detalhes tão pequenos possam potencializar os riscos dentro da sua casa.

7. Evite mudar a temperatura do chuveiro quando ele estiver ligado ou se você já estiver molhado. Alguns chuveiros já permitem fazer essa alteração com total segurança, mas no caso de duchas mais antigas, é melhor se prevenir. Faça os ajustes antes de ligar o registro entrar no banho para evitar qualquer possibilidade de choques.

8. Jamais tente fazer reparos em instalações elétricas se você não tem conhecimento necessário. Nesse caso, contrate os serviços de um especialista. Isso pode ajudar você não só a evitar choques, mas também riscos de curtos, incêndios e outros  problemas nas instalações da sua casa.

Além dessas 8 dicas fundamentais para garantir sua segurança e a de toda sua família nesse período de restrições, é importante sempre conversar com as crianças e os mais idosos sobre esses riscos de choque elétrico.

Antes de sair de casa, passe as orientações e se for preciso, imprima as dicas e prenda na geladeira. Se precisar de qualquer reparo ou manutenção na instalações elétricas do seu lar, é só contar com nosso profissionalismo e dedicação. Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário que lhe responderemos.