Como descartar lâmpadas corretamente

29/05/2019

Muitos produtos, se descartados de qualquer maneira, podem causar sérios danos ao meio ambiente. As lâmpadas entram nesse grupo. Isso por conta do material tóxico com o qual são produzidas. Mas, afinal, você sabe como se desfazer delas corretamente?

Independente do tipo de lâmpada, descartá-la da maneira certa é indispensável. Por isso, foi desenvolvida uma legislação regulamentadora de descarte de materiais tóxicos. A principal delas é a Lei 12.305/2010, conhecida como Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Nela, consta que todas as instituições produtoras e vendedoras desses produtos têm a obrigação de ter uma estratégia de retorno, onde os consumidores podem entregar as lâmpadas queimadas e quebradas após o uso.

Ou seja, o melhor jeito de garantir que suas lâmpadas sejam descartadas corretamente é devolvendo-as ao estabelecimento onde comprou, ou à fábrica. Muitos municípios também oferecem lugares específicos para esse tratamento, de diversos aparelhos e produtos. Informe-se em sua cidade e descubra se existe essa possibilidade.

E o que devo fazer quando quebro uma lâmpada?

Caso a lâmpada seja de LED ou incandescente, você apenas precisa ter um bom cuidado para não causar ferimentos ao limpar a região. Já na quebra das fluorescentes, o cuidado precisa ser redobrado. Algumas precauções a tomar são:

– ventilar o ambiente, deixando-o aberto por cerca de 15 minutos antes de limpá-lo;

– colocar luvas de alta proteção ao manusear o material e utilizar uma roupa que possa ser descartada posteriormente;

– armazenar os resíduos em uma sacola lacrada;

– utilizar água sanitária para limpar o local e fitas adesivas para retirar o restante do vidro;

– lavar bem as mãos e desfazer-se de tudo que entrou em contato com o material.

Todo cuidado é imprescindível para garantir a sua saúde e de todos em sua casa. Com essas dicas, você garantirá que suas lâmpadas sejam descartadas da maneira correta. Quer saber mais sobre lâmpadas e iluminação? Continue em nosso blog!