Inverno protegido, econômico e sustentável

14/06/2019

A estação mais fria do ano se aproxima e, assim como no verão, no inverno os gastos com energia também aumentam. Banhos quentes e longos e o uso frequente de eletrodomésticos como secador de cabelo e secadora de roupas, contribuem para que o gasto seja maior.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para que você tenha um consumo econômico e sustentável:

Máquina de lavar, secadora de roupas e ferro de passar:

– Vai lavar a roupa? Acumule o maior número de peças possível e utilize a capacidade máxima da máquina. Assim você economiza energia e água.

– Na hora de secar, aproveite os dias com sol. E quando for passá-las, acumule várias peças para passar em um único dia.

Chuveiro elétrico:

– O chuveiro chega a ser responsável por cerca de 25% a 35% dos gastos na conta de energia no inverno, por isso, merece uma atenção especial. Tome banhos curtos e no início ou final da tarde, assim você reduz o consumo de energia e economiza água.

Lâmpadas:

– Troque suas lâmpadas por lâmpadas de LED. Lâmpadas de LED possuem ótimo custo-benefício, pois são mais econômicas e duráveis. E não esqueça, quando sair de um ambiente, apague a luz.

– Aproveite a luz do dia e abra as portas e janelas de sua casa, assim, o ar se renovará e o ambiente absorverá mais calor, mantendo o a casa quentinha.

Geladeira:

– Evite abrir a porta da geladeira o tempo todo. Quando a porta é aberta, o ar quente entra e o motor é obrigado a trabalhar ainda mais, gastando mais energia. Além disso, verifique a borracha de vedação, pois se estiver com defeito, pode provocar aumento de energia. E jamais use a parte traseira da geladeira para secar roupas e/ou tênis.

Aparelhos em stand-by:

Sabia que os aparelhos em stand-by também consomem energia? Pois é. Quando você desliga a TV, mas não a desconecta da tomada, ela continua consumindo energia. Por isso, quando não for utilizar um aparelho, tire-o da tomada.

Agora que você já conhece algumas dicas para reduzir o consumo de energia no inverno e ajudar o planeta, que tal colocar em prática?