Diferencial Residual – É necessário ter em casa?

23/10/2019

Para entender a necessidade do DR em casa e nos locais de trabalho, vamos entender primeiro o que é e para que serve.

DR é o Diferencial Residual e tem a finalidade de proteger as pessoas e os animais dos efeitos dos choques elétricos, seja por contato direto ou indireto. Esse dispositivo é esteticamente bem parecido com o disjuntor e também é instalado no quadro elétrico, mas é muito mais sensível à fuga de corrente.

É um dispositivo essencial e com benefícios tão importantes que sua instalação em alimentadores elétricos de áreas consideradas perigosas é obrigatório pela Norma de Instalações Elétricas – NBR 5410.

Cozinhas, banheiros, lavanderias, garagens, áreas externas de residências, prédios públicos, supermercados, shoppings, hotéis e outras instalações públicas e privadas são algumas áreas que é obrigatória a instalação do Diferencial Residual.

Conforme dados divulgados pela Abracopel e Instituto Brasileiro do Cobre – Procobre na pesquisa RAIO X DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS BRASILEIRAS, somente 21% dos imóveis residenciais possuem DR instalado e apenas 29% dos imóveis industriais com idade de até 10 anos fazem uso correto do dispositivo.

DR SALVA VIDAS

Os principais riscos prevenidos pelo dispositivo DR estão relacionados a vida, isso porque o DR detecta anomalias no circuito elétrico, como choques, e desarma o disjuntor de onde está acontecendo o problema.

Essa manobra previne choques com paralisia total ou parcial dos movimentos, queimaduras, paradas respiratória ou cardíacas e incêndios causados por curtos circuitos.

O Diferencial Residual ainda é um forte aliado na economia de energia pois é muito sensível a pequenas fugas de corrente e as fugas, ainda que pequenas, podem elevar e muito a conta de energia.