O que pode dar errado em um projeto elétrico?

17/02/2020

Seja em projetos residenciais, comerciais ou industriais, as instalações elétricas devem ser executados da forma mais precisa possível, pois a má instalação pode acarretar diversos problemas, perigos e prejuízos aos usuários.

Uma das maiores preocupações durante e após a instalação elétrica, é com o choque elétrico, até porque é o acidente mais frequente neste tipo de serviço. Porém, existe uma série de problemas que um projeto mal feito pode causar. Podemos destacar 4 principais problemas que ocorrem devido à falta de um projeto elétrico:

Fuga de corrente

Pode acontecer quando os fios não são isolados corretamente ou há emendas mal feitas e insuficiência do material isolante. Quando a instalação possui o fio terra, a corrente de energia que pode escapar é direcionada para o solo. No caso da obra não ter o fio terra instalado da forma correta, a corrente fica na carcaça dos equipamentos e causam pequenos choques elétricos.

Sobrecarga

Acontece quando os fios em um determinado ponto recebem uma corrente elétrica acima da máxima que foram dimensionados. Isto ocorre quando são ligados vários equipamentos numa mesma saída de energia (tomada), por exemplo. Verifique o valor da corrente nominal (ampéres) ou potência nominal (Watts) do circuito antes de ligar ou instalar novos equipamentos.

A sobrecarga pode acontecer também devido a uma instalação mal dimensionada ou sem planejamento, em que não foi considerado cargas maiores para equipamentos mais sofisticados ou que demandem um maior consumo de energia, como forno micro-ondas, chuveiros, ar condicionado, aquecedores, secadores de cabelo, entre outros.

Curto-circuito

Quando os cabos aquecem mais do que o normal, acabam prejudicando o isolamento e podem resultar em um curto-circuito, que pode até queimar equipamentos.

Sobretensão

É quando há uma tensão maior que a convencional para qual o sistema foi dimensionado. Pode ser causada por fatores externos como descargas atmosféricas e por fatores internos, como curtos-circuitos, falta de fase e problemas com disjuntores, por exemplo.

Para que o imóvel não tenha estes problemas, a contratação de profissionais qualificados e por uma empresa que realize o correto e seguro funcionamento da instalação elétrica fará com que seu empreendimento evite imprevistos futuros.