Quais lâmpadas podem ajudar na economia?

20/08/2021

Muitas vezes a conta de energia elétrica vem mais cara do que previsto. É nesse momento que algumas mudanças de hábitos precisam acontecer, com o intuito de baixar o valor da próxima conta de luz.

Uma das mudanças mais simples e que pode resultar em efeitos positivos na energia elétrica, é o tipo de lâmpada que você utiliza. Basicamente, existem 4 tipos mais comuns de lâmpadas, as incandescentes, fluorescentes compactas, halógenas e de LED.

Neste artigo, falamos um pouco sobre os tipos de lâmpadas que podem ajudar a reduzir o valor da sua conta de energia elétrica. Quer saber quais são? Continue a leitura deste artigo! 

Lâmpadas halógenas

Em relação ao tipo incandescente, a lâmpada halógena representa uma economia de até 30%, na versão mais popular (com 42w). Essa lâmpada aceita dimer (dispositivo para variar a carga elétrica e controlar a potência da luz) e oferece um fluxo luminoso imediato, com um tom suave e amarelado. As lâmpadas halógenas possuem consumo de 1.050kWh (kilowatts por hora) e têm vida útil de aproximadamente 1.000 horas. 

Lâmpadas incandescentes 

No nosso País, uma das versões mais vendidas é a de 60w. Esse tipo também aceita dimer, oferecendo a possibilidade de regular a intensidade da luminosidade. Com esse tipo de lâmpada, o fluxo de luz acontece imediatamente na hora que é acesa e já dá seu máximo. 

Essa lâmpada possui um tom amarelado que possibilita conforto aos olhos e uma sensação aconchegante e relaxante. No entanto, ela tem uma vida útil de cerca de 1.000 horas e caso permaneça ligada por 3 horas no dia, vai durar por menos de um ano.

Caso você precise manter esse tipo de lâmpada acesa por mais tempo, a vida útil reduz ainda mais e seu consumo é de 1.500kWh (kilowatts por hora).

Lâmpadas fluorescente compacta

A versão de 15w desse tipo de lâmpada é a mais indicada caso o objetivo seja o mesmo resultado de uma lâmpada incandescente de 60w. Com ela, é possível economizar até 80% na conta de energia elétrica. É muito raro encontrar lâmpadas fluorescentes compactas que aceitam o dimer. 

Cerca de 1 a 2 minutos são necessários para a lâmpada atingir a luminosidade máxima. O hábito de acender e apagar com frequência reduz a vida útil da lâmpada. 

Você pode escolher entre a luz fria (branca) ou quente (amarelada) e o consumo é de 375kWh (kilowatts por hora), durando cerca de 8.000 horas. 

As mais econômicas: lâmpadas de led

Se você usar a lâmpada de led de 10w vai obter a mesma iluminação que uma incandescente de 60w. É possível economizar até 80% na conta de luz. Ao acender a lâmpada de led, ela vai atingir a capacidade total de luminosidade imediatamente. 

Você também pode escolher entre a luz branca e a luz amarela. A vida útil é de aproximadamente 25.000 horas e o consumo é de 250kWh.

Percebeu que algumas lâmpadas gastam mais do que as outras? Com essa mudança simples, você pode gerar uma economia de até 80% na conta de luz! 

Tem alguma dúvida ou está precisando da nossa ajuda? Comente abaixo! Você pode falar com a nossa equipe clicando aqui.