Horário de verão: realmente existe influência na economia de energia?

01/10/2021

Criado em 1784, nos Estados Unidos, quando o relógio foi adiantado em uma hora para fazer mais atividades ao longo do dia, o horário de verão foi criado sem a intenção de economizar. 

No nosso país, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, por Getúlio Vargas e a prática aconteceu e deixou de acontecer várias vezes. Desde 1985, foi adotado principalmente no Sul e Sudeste. 

Lá nos anos 30, a economia de energia era grande já que a maior fatia de consumo era para a iluminação com as lâmpadas de tungstênio, que acabam gerando mais calor do que luz. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre a influência do horário de verão na economia de energia elétrica. Continue a leitura! 

A iniciativa realmente reduz o gasto de energia?

Dentro do setor de energia elétrica existem algumas entidades representativas que estão pedindo que o Brasil volte a adotar o horário de verão como uma alternativa para enfrentar a crise energética. 

Essas entidades apresentaram um relatório apresentando dados que dizem que a iniciativa levaria a redução de até 5% do consumo de energia elétrica no início da noite. 

Ainda de acordo com essas entidades, a implementação levaria redução do acionamento das usinas termelétricas (que são mais caras do que as hidrelétricas e eólicas). O acionamento dessas usinas acaba provocando aumentos sucessivos nas contas de luz.  

O retorno do horário de verão é considerado uma medida emergencial para enfrentar o momento de baixa dos reservatórios das usinas hidrelétricas.  

Variação no consumo de energia

A questão, no entanto, talvez não seja a economia em si, mas a variação no consumo de energia. Já que com as luzes acendendo relativamente mais tarde, há um período de variação de consumo. 

Em uma pesquisa realizada em 2019, cerca de 53% dos brasileiros disseram ver mais pontos negativos do que positivos ao adiantar o relógio em uma hora.

E você, o que acha da volta do horário de verão? Acredita que será mais benéfico para a conta de luz? Comente abaixo! Se quiser entrar em contato com a gente, clique aqui.