Quais são os perigos dos “gatos” na rede elétrica?

19/10/2021

Esse é o nome popular para o furto de energia elétrica, que é realizado através de alterações no medidor de energia, seja no aparelho digital ou analógico. Há também o furto a partir de ligações clandestinas feitas diretamente no sistema elétrico de potência. Devido a ausência dos equipamentos adequados para as ligações, o risco é ainda maior. 

Quando um indivíduo furta energia o gasto não é registrado no medidor. O custo é dividido entre todos os clientes da rede, prejudicando toda a população, inclusive quem nunca adotou a prática. Além do impacto financeiro, o furto de energia oferece diversos riscos, como choques, incêndios e diversas oscilações e interrupções. 

Aprofundamos um pouco mais esse assunto e os perigos da prática neste artigo. Continue a leitura!

Ligações clandestinas

As ligações clandestinas existem de todos os tipos imagináveis, seja em casas de periferia ou condomínios de alto padrão. Lojas, padarias, academias, supermercados e o comércio em geral protagonizam notícias sobre ligações clandestinas. O alto custo da eletricidade é a explicação para diversos casos.

Os perigos

A queima de transformadores é um dos resultados ocasionados pela sobrecarga da rede elétrica, causada pelos “gatos”. Além disso, quedas, oscilações e curtos-circuitos também são comuns e eletrodomésticos/eletrônicos são afetados e podem parar de funcionar (ou até queimar). 

Além dos riscos materiais, as ligações clandestinas são perigosas pois ao interferir na rede elétrica sem os devidos equipamentos, acidentes de descarga podem acontecer. O superaquecimento da rede também pode levar a incêndios e afetar toda a vizinhança.  

Consequências legais 

O ato de furtar energia elétrica também envolve consequências jurídicas. Segundo o artigo 155 do código penal, as ligações clandestinas são consideradas furtos e têm pena de até 5 anos de reclusão e multa. Adulterar o medidor é estelionato, crime previsto no artigo 171. 

Denuncie

Existem órgãos voltados à fiscalização frequente da rede elétrica, justamente para constatar irregularidades. Mesmo assim, as denúncias são fundamentais para combater a prática. Para que a qualidade na distribuição seja melhor, é indispensável contar com a denúncia de pessoas que têm conhecimento de algum caso. 

E você, o que acha sobre o furto de energia elétrica? Comente abaixo a sua opinião. Se quiser entrar em contato com a gente, clique aqui