Uso correto de aparelhos domésticos para economizar energia no inverno

04/08/2020

O inverno chegou e com ele o uso de alguns equipamentos como aquecedores e chuveiros elétricos passa a ser muito maior, o que é natural para a época.  Mas saiba que esses utensílios que tornam nosso dia a dia muito mais prático, consomem mais energia elétrica, o que pode resultar no aumento da conta de luz no fim do mês. Pensando nisso, esse artigo busca apresentar dicas de como usar os aparelhos domésticos da forma correta para trazer economia durante a estação mais fria do ano. 

Chuveiro e torneiras elétricas

Depois de um dia de muito trabalho, nada melhor do que um banho quente para ajudar a relaxar. Porém, o chuveiro é um dos vilões no consumo de energia, sendo um dos utensílios que mais gasta representando de 25% a 30% do valor da sua conta, principalmente quando usado na potência máxima. O recomendado é tomar banhos mais curtos, evitar usar o modo ‘’inverno’’ e/ou trocar seu chuveiro caso ele seja muito antigo, pois os modelos mais novos já possuem Selo Procel de economia comprovada. 

O mesmo é válido para as torneiras elétricas. Tente usá-las em potências menores, ao ensaboar as louças deixe a torneira desligada. 

Aquecedor e ar-condicionado

O uso de aquecedor e ar-condicionado (no modo inverno) tendem a aumentar muito neste período. As vezes o consumidor possui mais de um na mesma casa. Assim como o chuveiro, esse aparelho também consome muita energia, podendo até ser responsável por um terço do gasto mensal.  Lembre-se quando for usá-lo, deixe o ambiente fechado para que o ar quente se concentre no cômodo. Após a temperatura estar agradável, desligue. 

Geladeira 

Você já deve ter colocado alguma roupa ou calçado atrás da geladeira para secar mais rápido, principalmente nos dias em que o ar está carregado de umidade. Mas saiba que a prática não é recomendada, pois o motor do eletrodoméstico não possui essa finalidade e pode sim consumir mais luz. Além disso, o consumidor ainda se põe em risco a choques elétricos. Outra dica é verificar as condições da borracha de vedação da porta, caso necessário, faça a troca. Lembre-se de não ficar abrindo e fechando a porta a todo momento, isso também gera gasto de luz. 

Máquina de lavar e secadoras

No inverno usamos mais peças de roupas de uma só vez. Consequentemente, mais vezes utilizamos a máquina de lavar. Mas mesmo assim você pode economizar, evitando lavar roupas diariamente e utilizar sempre a capacidade máxima do seu eletrodoméstico. Assim a frequência com que você liga a máquina diminui gerando economia para o bolso. Vale ainda ajustar seu equipamento em modos econômicos.  Quanto as secadoras, utilize só em casos de extrema necessidade. 

Dica final 

Além dessas orientações, não esqueça de retirar todos os aparelhos da tomada quando não estiver usando, evite deixar TVs e computadores ligados sem necessidade, ao sair de um cômodo apague as luzes e ao comprar um aparelho novo, certifique-se que o mesmo possua Selo Procel de economia.