Medidor de energia elétrica e kWh

20/11/2019

Também chamado de relógio de luz, o medidor de energia elétrica foi apresentado pela primeira vez na Feira de Frankfurt, em 1889 pelo húngaro Ottó Bláthy. Sua função é medir o consumo de energia mensal em quilowatt-hora (kWh).  

No Brasil, o medidor mais utilizado é o bifásico 3 fios mas existem dois outros tipos que vamos explanar abaixo:

Medidor de energia eletromecânico

É o medidor de energia mais antigo e continua sendo usado por diversos países. Ele opera por meio da indução eletromagnética. Possui um disco metálico que gira no momento em que a eletricidade passa pelas bobinas, criando um campo magnético. Quando a energia está sendo consumida, este campo impulsiona o disco fazendo com que ele gire. Assim ocorre o movimento da engrenagem e dos ponteiros do medidor.

A força do campo magnético está diretamente ligada ao consumo de energia, ou seja, quanto mais forte o campo for, mais rapidamente o disco gira e mais energia é consumida. 

Medidor de energia elétrica eletrônico

Com esse medidor o consumo de energia é calculado de forma digital, em que um dispositivo envia os dados do consumo direto à concessionária. Com este medidor, não é preciso que um colaborador da concessionária vá até o local para fazer a leitura.  

Quilowatt-hora (kWh)

O Quilowatt-hora é a unidade de medida da energia elétrica consumida por um aparelho em um período de tempo. Quando um aparelho possui a potência de 1 Watt, significa que precisa de um Watt-hora para se alimentar durante esse período. Vamos dar um exemplo:

Um aparelho possui a potência de 5400 Watt para o período de uma hora. Se este aparelho ficar conectado a energia por 5 horas, o seu consumo será cinco vezes o número de seu Watt. 

Consumo = Potência x Tempo de uso

Consumo = 5400 W x 5 horas

Consumo = 27.000 Wh ou 27 kWh

Existe uma diferença entre kW e kWh. O kW é a medida de potência de um aparelho e o kWh é a medida de energia. Quanto maior for a potência do aparelho, maior será o consumo elétrico dele. Devemos considerar que 1 kWh equivale a 1.000 Wh, então, para termos o valor em kWh é preciso dividir o resultado por 1.000. 

Vamos colocar a teoria em prática considerando uma conta de energia em que o consumo mensal foi de 108kWh e que o mês tem cerca de 720 horas. 

Energia = Potência x Tempo

108 kWh = Potência x 720 h

108 kWh/720 h = Potência

Potência = 0,15 kW ou 150 W

Agora que você já conhece como funciona o cálculo de energia assim como os tipos de medidor de energia, fica mais fácil para saber qual escolher. Lembrando que é sempre preciso verificar as normas e exigências das concessionárias. 

Fontes:

https://www.mundodaeletrica.com.br/medidor-de-energia-eletrica-qual-a-sua-aplicacao/