Saiba como proteger seus aparelhos elétricos durante as tempestades

18/12/2020

No verão brasileiro, os temporais com a ocorrência de raios e trovões são muito comuns. Isso acontece por que o Brasil ocupa uma área central com grande disponibilidade de calor e umidade, que favorecem a formação e o crescimento das nuvens e tempestades. Isso aumenta a preocupação de todos com relação ao uso de aparelhos elétricos e eletrônicos nesse período. Afinal eles podem ser danificados devido à sobrecarga da rede. Por isso, este artigo relembra e explica alguns cuidados que devem ser tomados durante essa época do ano.  

Primeiro, é interessante explicar que um dos principais motivos para o prejuízo com aparelhos elétricos e eletrônicos durante as tempestades é o descuido e a falta de informação. Acontece que como hoje a maioria dos eletroeletrônicos já têm proteção contra as descargas elétricas, isso fez com que as pessoas ficassem menos atentas aos riscos, além de acharem que os danos são quase impossíveis. Mas não é bem assim. Se uma descarga elétrica percorrer a rede, seus efeitos podem sim atingir e danificar os equipamentos, além de trazer transtornos para você.

Dessa forma, a grande dica é realmente evitar o uso de equipamentos com fio durante as tempestades e tirar esses aparelhos da tomada enquanto o temporal acontecer. Isso por que quando usamos um equipamento conectado à tomada, em meio a uma forte chuva com raios e relâmpagos, deixamos os aparelhos vulneráveis a todas as oscilações e descargas de energia que atingem a rede elétrica.

Além disso, se houver queda de energia, a voltagem sempre aumenta quando ela é religada. E isso pode queimar ou danificar seus eletroeletrônicos. Outra dúvida comum é se os equipamentos sem fio podem ser utilizados tranquilamente durante as trovoadas. Nesse caso, a explicação merece mais atenção.

De fato, os aparelhos wireless não são atingidos em caso de descarga elétrica, porque eles não estão conectados à rede. Mas é aqui que você deve ficar atento. Ele não pode mesmo estar conectado à tomada, nem para carregar a bateria. Portanto, evite o carregamento do seu notebook, celular, tablet, smartphone e de outros acessórios durante os períodos de tormenta.

Além disso, cuidado também com uso dos aparelhos elétricos e eletrônicos quando estiver fora de casa, em lugares abertos, durante uma tempestade. O motivo é que, mesmo que os aparelhos não estejam conectados à tomada, se você for atingido por um raio e estiver molhado pela chuva ou pelo suor do seu corpo, o aparelho pode agravar muito o acidente. Isso por que, como todos já sabem, o contato dos líquidos com a eletricidade do aparelho, pode causar choque, queimaduras e fatalidades ao seu organismo e a sua vida.  

Com relação aos acidentes e prejuízos dentro de casa, cabe lembrar que as residências, localizadas em regiões mais isoladas têm mais chances de serem atingidas. Isso acontece por que, nas regiões com mais concentração de residências, condomínios e prédios, a tensão de uma possível descarga se dividiria entre todas as casas, reduzindo o risco de queimar equipamentos e causar acidentes. Mesmo assim, a prevenção nunca é demais.

Opte sempre por desligar os fios da tomada quando perceber a chegada dos temporais. E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo, que responderemos o mais rápido possível. Pode contar com a gente.